Home E-mail

Acompanhe seu Orçamento

00
Finalizar

Dicas e Notícias

Panela de pressão, caçarola e ‘wok’: saiba conservar as mais indispensáveis

Toda cozinha que se preze tem seu arsenal de panelas, de tipos, cores e tamanhos variados. Será que você sabe utilizar cada uma delas e quais não podem faltar no seu armário?

Em primeiro lugar: panela não vai ao forno, porque queima. Opte por usar travessas na hora de cozinhar algum alimento que precise ser assado! Porém, caso você tenha uma panela já queimada em casa e queira recuperá-la, esquente a mesma em fogo baixo, em banho-maria. Depois, com uma esponja banhada em vinagre e sal, lave e esfregue a panela. Ela vai ficar limpinha de novo!

Veja como conservar e usar diferentes tipos de panelas

Saiba usar sua panela de pressão (Foto: Mais Você / TV Globo)Saiba usar sua panela de pressão (Foto: Mais Você /TV Globo)

Panela de pressão:
- nunca encha a panela até mais do que a metade de sua capacidade;
- quanto maior a pressão da sua panela, mais rápido é o cozimento dos alimentos;
- troque a borracha regularmente e não enfie a panela quente debaixo da torneira, o choque térmico resseca essa borracha que isola o calor.

Panela de barro:
- para manter sua panela conservada, pincele a mesma com óleo e leve ao fogo por 30 minutos, tampada. Dentro desse período, de cinco em cinco minutos, deve-se pincelar com mais óleo. Desligue o fogo, deixe o utensílio esfriar por 5h e lave bem.

Panela de ferro:
- após lavá-la, deixe-a no fogo para evaporar toda a água. A água é um inimigo para esse tipo de utensílio, pois pode enferrujá-la;
- antes de guardá-la, pincele um pouco de óleo por dentro e por fora da panela. Retire o excesso de óleo com um papel e sua vasilha está pronta para ir para o armário.

Panela de ferro (Foto: Mais Você / TV Globo)Panela de ferro

Como saber qual a panela ideal para cada prato?
Para fazer batata souté, a panela de ferro é boa, enquanto para a batata frita, o ferro atrapalha, sendo ideal, então, a panela de alumínio.

A panela de cobre, apesar de bonita, não é indicada para fazer alimentos condimentados, pois podem ocorrer intoxicações pelo óxido de cobre, que é tóxico. Portanto, dê preferência por preparar sobremesas nessas vasilhas, principalmente, quando há necessidade de um resfriamento e aquecimento rápidos.

Já panelas com revestimentos antiaderentes reagem com alimentos proteicos (ovo, carne, leite), formando compostos tóxicos. Por isso, use as mesmas para ferver uma água ou guardar comida, como arroz, verduras e feijão, na geladeira.

Confira o ranking das panelas preferidas dos chefs de cozinha

Panela 'wok' (Foto: Mais Você / TV Globo)Panela ‘wok’ em ação

1º) Caçarola ou frigideira: “Elas são mais versáteis e ótimas para refogados e molhos”, sugeriu Ana Maria.
2º) Panelas comuns: ideais para molhos, legumes e acompanhamentos.
3º) Panelas wok: “Eu uso para tudo, porque conserva os nutrientes e dá mais crocância”, ressaltou Louro José. Ana Maria ainda orientou a usá-las quando se deseja preparações mais rápidas.
4º) Panela de pressão: pela facilidade e rapidez.

 

Fonte: Mais Você

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>